segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sua senha é segura?

Essa pergunta sempre lhe vem na cabeça quando você escuta que alguém teve os dados roubados, ou que alguém comentou sobre um email que não foi você que enviou. Suas senhas são a chave de acesso a informações pessoais armazenadas em seu computador e em suas contas online.

O que torna uma senha forte?

Para um invasor, uma senha forte deve parecer uma seqüência aleatória de caracteres. Os seguintes critérios podem ajudar sua senha a se tornar forte:

Use uma senha longa

Cada caractere adicionado à senha aumenta bastante sua proteção. Suas senhas devem ter 8 ou mais caracteres; o ideal é que tenham no mínimo 14 caracteres.

Muitos sistemas também aceitam o uso da barra de espaço em senhas, para que você possa criar uma frase composta de várias palavras (uma "frase secreta"). Uma frase secreta costuma ser mais fácil de lembrar do que uma simples senha, além de ser mais longa e difícil de adivinhar.

Crie uma senha forte e fácil de lebrar em seis passos:

  1. Pense em uma frase que você possa lembrar facilmente. Ela será a base de sua senha forte ou frase secreta. Use uma frase fácil de memorizar, como "Meu filho Carlos tem três anos."
  2. Verifique se o computador ou sistema online aceita a frase secreta diretamente. Se você puder usar a frase secreta (com espaços entre os caracteres) em seu computador ou sistema online, faça isso.
  3. Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, converta-a em uma senha. Pegue a primeira letra de cada palavra da frase e crie uma nova palavra sem sentido. Usando o exemplo acima, você teria: "mfctta".
  4. Aumente a complexidade misturando letras maiúsculas e minúsculas e números. Também é útil trocar algumas letras ou usar erros de digitação. Por exemplo, na frase secreta acima, você digitar o nome Carlos incorretamente ou substituir a palavra "três" pelo número 3. Existem várias substituições possíveis e, quanto maior a frase, mais complexa será a senha. Sua frase secreta pode se tornar "Meu FilhO CarLos tem 3 aNos." Se o computador ou sistema online não aceitar frases secretas, use a mesma técnica em uma senha mais curta. Assim, você pode ter uma senha como "MfCt3a".
  5. Finalmente, use alguns caracteres especiais. Você pode usar símbolos que pareçam letras, combinar palavras (remova espaços) e outras formas de tornar a senha mais complexa. Usando esses truques, nós criamos a frase secreta "MeuFilhO KrlOs t&m 3 @no$" ou uma senha (usando a primeira letra de cada palavra) "MFKt3@".
  6. Teste sua nova senha em um Verificador de senha. O Verificador de senha é um recurso sem gravação deste site que ajuda a determinar a segurança de sua senha enquanto você digita. (Verificador de senha).

Mantenha suas senhas secretas

Trate suas senhas e frases secretas com tanto cuidado como as informações que elas protegem.
Não as revele a outras pessoas. Mantenha suas senhas protegidas de amigos e familiares (especialmente crianças) que poderiam divulgá-las a outras pessoas menos confiáveis. As senhas que você precisa compartilhar, como a senha de uma conta conjunta online, são as únicas exceções.
Proteja quaisquer senhas registradas. Tenha cuidado ao armazenar as senhas registradas ou anotadas. Não deixe os registros das senhas em qualquer local onde não deixaria as informações que elas protegem.

Nunca forneça sua senha por email ou ao receber um pedido por email. Qualquer email que peça sua senha ou que peça que você visite um site para verificar a senha provavelmente é uma fraude. Isso inclui solicitações de uma empresa ou indivíduo confiável. O email pode ser interceptado na transmissão, e um email que peça informações pode não vir do remetente alegado. Os esquemas de "phishing" da Internet usam mensagens de email fraudulentas para induzi-lo a revelar seus nomes de usuário e senhas, roubar sua identidade e muito mais. Saiba mais sobre esquemas de phishing e como lidar com a fraude online.


Altere suas senhas regularmente. Isso pode ajudar a manter desinformados os criminosos e outros usuários mal-intencionados. A força de sua senha ajudará a mantê-la útil por mais tempo. Uma senha menor do que 8 caracteres só deve ser considerada útil por cerca de uma semana, enquanto que uma senha de 14 caracteres ou mais (e que siga as outras regras definidas acima) pode ser útil por vários anos.


Não digite senhas em computadores que você não controla. Computadores de Internet cafés, laboratórios de informática, sistemas compartilhados, sistemas de orelhão de Internet, conferências e aeroportos devem ser considerados inseguros para qualquer uso pessoal diferente da navegação anônima na Internet. Não use esses computadores para verificar email online, salas de bate-papo, saldos bancários, emails comerciais ou qualquer outra conta que exija nome de usuário e senha.

Os criminosos podem adquirir dispositivos de registro de pressionamento de teclas muito baratos que são instalados em pouco tempo. Esses dispositivos permitem que usuários mal-intencionados coletem todas as informações digitadas em um computador pela Internet — suas senhas e frases secretas valem tanto quanto as informações que elas protegem.


Minha senha foi roubada o que eu faço?



Certifique-se de monitorar todas as informações protegidas pelas senhas, como extratos bancários mensais, relatórios de crédito, contas de comércio online, etc. Senhas fortes e fáceis de lembrar podem ajudar a protegê-lo contra fraude e roubo de identidade, mas não há garantias. Não importa quão forte seja a sua senha, se alguém violar o sistema que a armazena, sua senha será descoberta. Se você observar qualquer atividade suspeita que possa indicar que alguém acessou suas informações, notifique as autoridades o mais rápido possível. Obtenha mais informações sobre o que fazer se achar que sua identidade foi roubada ou que foi enganado de modo semelhante.


Mauricio Souza
Fonte:Microsoft

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Sou Giovanna Carvalho da Edelman, agência de comunicação da Symantec, tudo bem?

Alguns dados interessantes a respeito dos crimes cibernéticos que eu gostaria de compartilhar com você:

- Se você é uma vítima de roubo de identidade, vai gastar 58h em média para recuperar os prejuízos
- 90% das ameaças digitais são uma tentativa de roubar suas informações privadas
- Um em cinco consumidores online foi vítima de crime cibernético
- Sete milhões de pessoas como você foram ludibriadas a fornecer informações pessoais para criminosos cibernéticos nos últimos dois anos

Um abraço, Giovanna
giovanna.carvalho@edelman.com