terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Você saberia comprar um novo computador?


Noções básicas

Os usuários novatos, que compram computadores pela primeira vez, costumavam comprá-los para tarefas simples como processamento de texto, envio e recebimento de e-mails e navegação na Internet. Hoje, tornou-se muito mais simples para o consumidor usar seus novos computadores como uma máquina multimídia, gerenciar fotos, música e até mesmo filmes com uma unidade de DVD.

Nunca foi tão mais fácil e mais barato comprar um computador pessoal de última geração. Não faz muito tempo que os fabricantes de computadores se esforçavam para produzir um PC abaixo de R$ 4 mil. Durante algum tempo, até existiram no mercado máquinas básicas, sem acessórios, por menos de R$ 2.000, porém, as baixas margens de lucro desses sistemas os forçaram para fora do mercado.

Claro que quem ganha com isso é você. Há abundância de opções para o comprador de PC como nunca houve. Lembre-se que "básico" é um termo muito relativo. Até mesmo os mais básicos PCs de hoje fornecem recursos e desempenho surpreendentes.


Como comprar

Compre o melhor computador que puder pagar com o seu orçamento. Antes de decidir qualquer coisa, decida quanto você pode gastar. Depois disso, analise o que você deseja do seu computador: este é o primeiro computador doméstico para você e sua família? Ele servirá a seu filho(a) que entrou na faculdade pelos próximos quatro anos? Você está aguardando os mais recentes lançamentos de jogos? As tarefas que deseja realizar indicarão as especificações que você precisa no seu novo computador.

Suas opções para processadores podem ser confusas devido à competição entre a AMD e Intel, o que dificulta dizer qual processador é o melhor. Preste atenção à velocidade do processador, medida em gigahertz (GHz), para saber em que você está investindo o seu dinheiro. Mesmo computadores de mesa baratos devem executar em torno de 1.6 GHz, e acima de 2 GHz, se você tem mais dinheiro para gastar. Se o seu orçamento é baixo, diminuir o preço do processador pode ser a melhor maneira de baixar o custo da máquina. O processador é o cérebro do computador e é ele que determina o quão rapidamente os seus aplicativos vão ser executados, mas a maioria dos programas executa bem sem a alta velocidade de clock dos modelos de última geração disponíveis no mercado.

A memória principal do PC, onde seu sistema operacional e os programas são executados, é chamada de RAM (random access memory - memória de acesso aleatório). A RAM é relativamente barata e os sistemas operacionais e aplicativos estão se tornando mais ávidos por memória. A quantidade mínima de memória RAM que você deve comprar é 1GB, mas muitos PCs oferecem 2GB ou até 4GB e acima. Mais memória RAM sempre é melhor, já que os seus aplicativos geralmente executam mais rápido com mais memória RAM disponível, e o Windows Vista executa melhor com, no mínimo, 2 GB.

Normalmente, os novos computadores apresentam placas gráficas "integradas", o que significa que elas recorrem à mesma memória do restante dos seus aplicativos para gerar os gráficos. Para a maioria dos usuários, isto é suficiente.

Aqueles que precisam de um computador para programas comerciais que exigem muito em termos gráficos, edição de vídeos ou o que há de mais moderno em jogos, uma placa de vídeo separada é melhor. Essas placas têm seu próprio pool de memória ao qual recorrer. As melhores placas de vídeo são fabricadas pela ATI ou NVIDIA, portanto, procure por esses nomes se a placa de vídeo for embutida no seu novo computador, e tente adquirir a maior quantidade de memória RAM separada que você puder pagar.

Normalmente, as unidades de disquete tradicionais são recursos opcionais em computadores novos. Algum tipo de unidade ROM está disponível para o seu computador. Unidades combinadas estão incluídas com quaisquer novos modelos, capazes de ler de CD e DVD, gravar mídia em CD, ou, se você lidar com grandes quantidade de arquivos, gravar em DVD e Double Layer DVD para mover e transportar arquivos grandes e arquivos de multimídia. Considere quantos arquivos de mídia você usará, assim como o tamanho deles, e decida se o seu computador será ocasionalmente usado também como um aparelho de DVD antes de fazer sua escolha.

Muitos computadores vêm com portas para ambos: modem de discagem e conexão Ethernet já embutida na parte de trás da máquina, assim, seu computador está pronto para se conectar em qualquer lugar. As placas Ethernet são exigidas para conexões de banda larga com a Internet ou conexões de rede, portanto, saiba previamente como você se conectará.

Se você tem mais de um computador em casa, acrescentar placas sem fio em cada um deles é uma solução útil para redes domésticas. Também na parte de trás do seu computador, as portas USB permitirão que você conecte periféricos como câmeras digitais, dispositivos de música portáteis e outros dispositivos para transferir arquivos de sua máquina e para ela. Muitos computadores têm portas FireWire e, apesar dessa tecnologia não ser tão comum como a USB 2.0, você pode transferir dados até mais rapidamente se o seu periférico suportar FireWire.

Você deve procurar por um computador com, pelo menos, quatro slots USB, capazes de acomodar periféricos permanentes como impressoras e teclados, e ter espaço para periféricos recreativos, como câmeras digitais e dispositivos de música. Alguns modelos também têm portas USB na parte frontal da máquina, o que torna as conexões ainda mais convenientes.

A garantia média de um computador é de um ano para peças e mão-de-obra. Algumas empresas fornecem serviços "in-loco" e enviam um técnico à sua casa se um problema não puder ser resolvido on-line ou via telefone. Outros requerem ser levados até uma central de assistência técnica local ou ser enviados diretamente para o fabricante. Se este for o caso, descubra quem paga pelo transporte.

Muitas empresas oferecem (por uma taxa extra) garantia estendida que chega, às vezes, a três anos adicionais. Se vale a pena estender a garantia, isso depende do seu nível de conforto para fazer os consertos sozinho (ou deixar um amigo ou parente "dentro" do gabinete) e de quanto você gastou no sistema.


Mauricio Souza

fonte:UOL

Nenhum comentário: